Aposto que você deve ser o tipo de pessoa que faz todo um check-list de planejamento para uma viagem, e se o propósito da viagem não for a trabalho ou a negócios, provavelmente será se descontrair, descansar ou conhecer novos lugares. Como em todo planejamento, deve ser feito algumas pesquisas sobre hospedagem, hostels, hotéis, camping, até casa de familiares e amigos. Considerando que quase metade do orçamento em uma viagem é gasto com acomodações, economizar nestes itens é uma ótima alternativa que pode te ajudar a ampliar sua rota e aumentar o número de lugares para conhecer..
Você sabia que é possível viajar e se hospedar de graça em qualquer lugar do mundo? Se você não sabia disso e nunca tinha ouvido falar dessa possibilidade, neste post você vai descobrir que uma viagem para qualquer lugar do mundo pode ser mais acessível do que imagina.
Hospedagens gratuitas
Viajar pelo mundo, conhecer novas culturas, visitar monumentos históricos ou mesmo uma fugidinha da rotina para descansar na praia. Não importa a motivação, viajar faz bem para saúde, segundo estudos viajar aumenta a sensação de bem estar, deixando as pessoas significativamente mais felizes. Porém, arrumar as malas e sair por aí colecionando histórias tem custos, e queremos te dar algumas dicas que podem te ajudar a aproveitar algumas possibilidades que tornam a viagem mais econômica.
Existem várias plataformas e aplicativos que oferecem acomodações gratuitas aos viajantes. Uma das categorias mais conhecidas é a troca de trabalho por hospedagem, a Work Exchange.
Esta modalidade de intercâmbio é bem tradicional, pode ser realizada através de uma plataforma ou uma empresa, em que o viajante oferece seu tempo e uma habilidade, realizando algum tipo de trabalho por algumas horas, em troca de estadia e alimentação. Também é possível escolher qual tipo de atividade pretende realizar durante o período de intercâmbio, são oferecidas vagas em projetos sociais, culturais, experiências ecológicas e ambientais. As necessidades dos anfitriões são tão variadas que vão desde decoração de ambiente, desenvolvimento de sites, web design, conteúdo para redes sociais, cuidar de jardins, dar aulas, entre outras!
Plataformas absolutamente gratuitas tanto para os anfitriões que irão receber os viajantes, quanto para os voluntários são a HippoHelp e a HelpStay . Elas permitem ao viajante fazer uma avaliação prévia do anfitrião em um perfil público com avaliações de hóspedes anteriores, publicam todo tipo de oportunidade de trabalho que podem durar alguns dias, outras até semanas.
Outro site muito conhecido é o CouchSurfing, popular entre viajantes que querem economizar e conseguir acomodações em qualquer parte do mundo, oferecido por nativos do lugar para onde esteja indo.Trata-se de uma rede social que conecta pessoas buscando hospedagens gratuitas, com pessoas que queiram receber viajantes em suas casas. Uma verdadeira comunidade de couchsurfers, nome que é dado aos membros, chega a quase 5 milhões de usuários em quase 200 mil cidades espalhadas pelo globo. Para ter acesso a plataforma basta efetuar seu cadastro, criar seu perfil com todas as suas informações e referências pessoais, capriche nos detalhes e não economize nas descrições e curiosidades a seu respeito, pois seu perfil será avaliado pelo moradores para te aceitar ou não como hóspede.
E para você que vai procurar uma hospedagem, o que ajuda bastante são as avaliações que cada anfitrião tem no site, quem já se hospedou deixa uma nota para qualificar o tratamento recebido. A busca pode ser feita através de uma pesquisa pela cidade que deseja conhecer, a plataforma vai informar a quantidade de anfitriões disponíveis naquela região. E não é só isso, na plataforma também é possível encontrar anfitriões com interesse em sair e mostrar a cidade, como guias turísticos. Este modelo de hospedagem é uma oportunidade rica de vivenciar a cultura local de maneira genuína.
Hospedagens mais econômicas e acessíveis
Dentre as várias opções podemos citar também a ColabTour , esta plataforma já não é gratuita, pois trata-se de uma comunidade de turismo online, com objetivo de promover o turismo sustentável, é muito utilizada por intercambistas que buscam ser voluntários em projetos sociais. O site WWOOF , oferece oportunidades de trabalhos em fazendas orgânicas, ideal para quem busca por experienciar vivências na agricultura ecológica. Para se candidatar a vagas destas plataformas é necessário fazer uma assinatura anual, mas ainda assim, os custos destes planos são infinitamente menores do que custaria uma hospedagem convencional.
São muitas modalidades de troca para hóspedes mundo afora, muitas ofertas interessantes que ampliam as suas possibilidades de começar a investir em uma viagem de baixo custo, tornando realidade o sonho de marcar as páginas do seu passaporte com novos carimbos.
Quais as vantagens de optar por este tipo de hospedagem?
A esta altura você deve estar se perguntando, qual a vantagem de fazer um intercâmbio e optar por este tipo de hospedagem?
Pensando nisso, vamos apresentar algumas vantagens que podem ser relevantes, dependendo do seu estilo de vida.
Você pode desenvolver seu autoconhecimento e descobrir novas Soft Skills, além de se socializar com nativos da região, fazendo da viagem uma experiência completamente diferente. Enfrentando novos desafios terá a oportunidade de aprimorar competências e habilidades comportamentais, agregando não somente ao lado pessoal, mas também ao profissional.
Networking Internacional certamente é uma vantagem, pois isso dá destaque ao seu currículo. Aprender e praticar novos idiomas, estabelecer uma rede de relacionamentos duradouros com as pessoas, vivenciar culturas estrangeiras, são um diferencial que ajudam a expandir suas oportunidades, contribuindo, por exemplo, para ótimas chances de trabalho.
E o melhor tudo, estas são apenas algumas dicas de várias oportunidades que existem atuamente, mas com certeza, com estas você vai encarar uma viagem internacional com um novo olhar, não deixe que seu sonho de viajar o mundo seja apenas um devaneio, explore proativamente as opções acessíveis e economize seu dinheiro. Seja você um jovem mochileiro ou apenas alguém que busca alternativas seguras de planejar roteiros inesquecíveis.
https://youtu.be/PX8hdfdHGDs