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November 22, 2023

Voo cancelado por mau tempo: o que fazer?

Saiba como agir em caso de voo cancelado por mau tempo. Explore direitos dos passageiros, condições climáticas, e responsabilidades da companhia aérea, incluindo assistência, reembolsos e compensações.

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, especialmente para quem irá viajar de avião e precisa contar com a colaboração do clima para que tudo saia conforme o planejado. No entanto, o que fazer em caso onde há voo cancelado por mau tempo? Muitos passageiros não têm conhecimento sobre o procedimento após esse informe.

Não é sempre culpa da companhia aérea que o voo seja cancelado. Afinal, não é possível colocar a vida dos funcionários e passageiros em risco no caso de uma grande tempestade ou nevasca. No entanto, se o seu voo foi cancelado por mau tempo, confira neste artigo o que pode ser feito para amenizar os danos.

Em quais casos o voo pode ser cancelado por mau tempo?

Em algumas situações, o voo pode ser cancelado por mau tempo, tendo em vista que não é recomendado que um avião parta nessas condições. Afinal, um clima ruim pode prejudicar a visão do piloto, a decolagem e, principalmente, a possibilidade de estabilidade do avião.

Na maioria dos casos, o mau tempo é caracterizado por:

  • Nevasca;
  • Chuvas intensas para o local onde o passageiro está indo;
  • Tempestade;
  • Erupções e alertas de vulcão;
  • Tempo fechado;
  • Inundações;
  • Desastres naturais no geral.

Em quais épocas os voos costumam ser cancelados com frequência?

O voo cancelado por mau tempo pode ser bem comum em algumas épocas do ano como, por exemplo, durante o El Niño, um fenômeno que ocorre no aquecimento excessivo das águas do Oceano Pacífico e atinge a costa oeste da América do Sul e em regiões entre Sudeste e Sul do Brasil. Também é possível que eventos como o inverno no hemisfério norte e o verão no hemisfério sul possam atrapalhar a sua viagem. Isso acontece porque as estações possuem um clima bem rigoroso, que pode impedir que o avião voe da forma correta, além de atrapalhar a visualização do piloto.

O que a companhia aérea deve fazer pelo passageiro?

Levando em consideração que o clima afeta, de maneira indireta, as possibilidades de uma empresa aérea, há muitas discussões sobre quais são as reais obrigações de uma companhia. Afinal, não é possível controlar o tempo para que a viagem ocorra. No entanto, no Brasil, existem algumas atitudes que precisam ser tomadas.

Assistência ao passageiro

Todos os passageiros devem receber bebida e comida, além de receberem a possibilidade de realizar duas chamadas telefônicas e realizarem mensagens tanto por e-mail quanto por fax. Essa compensação precisa levar em consideração os seguintes tempos de atraso:

  • Atraso de 1 hora: acesso à comunicação por parte do passageiro, seja por telefone ou internet;
  • Atraso de 2 horas: alimentação, seja de alguma comida previamente pronta ou um voucher para lanchonetes do aeroporto;
  • Atraso de 4 horas ou mais: hospedagem ou local para descanso, além do meio de locomoção até o lugar.

Se o voo atrasado acabe sendo redirecionado para o dia posterior, é necessário que a companhia aérea ofereça ao seu passageiro uma estadia em um hotel, bem como dê o transporte até o lugar indicado.

Reembolso

Em alguns casos, não é necessário remarcar a viagem quando um voo é cancelado, pois o compromisso era inadiável. Em situações como essa, quando o voo atrasa por mais de 5 horas graças ao mau tempo, é obrigação da companhia aérea oferecer o reembolso integral para o seu passageiro. Além disso, também há a possibilidade de a empresa oferecer transporte alternativo em uma mesma data ou posteriormente, dando ao passageiro a oportunidade de chegar a tempo ao seu destino sem haver maiores prejuízos.

Quais são os direitos dos passageiros?

O passageiro possui muitos direitos em relação ao cancelamento de um voo. Ele precisa estar ciente do que pode, ou não, ser oferecido para si. Confira, abaixo, as principais ofertas:

  • Voo atrasado: o passageiro poderá solicitar a indenização quando o voo atrasa por 3 horas ou mais;
  • Voo cancelado: o passageiro poderá solicitar uma indenização caso o voo tenha sido cancelado em um período inferior a 14 dias antes de sua viagem;
  • Voo lotado: a indenização deverá ser recebida em casos onde o embarque é recusado sem haver culpa por parte do passageiro.

É importante lembrar que o voo cancelado por mau tempo oferece uma série de direitos aos passageiros, desde que esteja dentro das condições mencionadas. Assim, basta entrar em contato com a companhia aérea para solicitar a indenização e a reparação.

Tire todas as suas dúvidas.😉

Confere essas respostas abaixo ou entre em contato com nosso suporte. Pode chegar mandando áudio que a gente ama! 💜

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